Luiz Carlos Barbur

Duas décadas dedicadas à hotelaria
  Publicado em: 07/01/2024



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Madonna no Brasil
Visitantes estrangeiros
Turismo Internacional, o Brasil está preparado?
| Crédito: Divulgação
O sócio-administrador do Barbur Plaza Hotel é ponta-grossense, engenheiro civil por formação, pela UEPG, em 1980. Dos seus 65 anos de idade, 20 deles foram dedicados à direção do Barbur Plaza Hotel, um sonho de família materializado graças a coragem e dedicação dele e do irmão, Paulo Barbur, já falecido. Em 2011, recebeu o troféu ‘Guerreiro do Comércio’, dedicado a empresários que geram riquezas, empregos e promovem o desenvolvimento do estado.

A respeito dos 20 anos do Barbur Plaza Hotel, como surgiu o interesse na hotelaria?
Luiz Carlos Barbur - Em 18 de outubro de 2003, nascia mais uma empresa genuinamente ponta-grossense, um novo ramo e um novo desafio para a família Barbur. Os irmãos Luiz Barbur e Paulo Barbur (in memorian) realizavam um antigo sonho da família: inauguravam o Barbur Plaza Hotel. Uma obra singular, de arquitetura única na cidade e que veio incrementar o setor, trazendo uma opção de modernidade, requinte e conforto. Após muita procura e intensa pesquisa foi definido como ponto ideal para instalação a Avenida Visconde de Mauá, artéria de suma importância para a ligação com a capital e Distrito Industrial.

Já na construção, à medida que a obra se desenvolvia, mostrava aos ponta-grossenses a sua exuberância. Ela foi concebida, projetada e construída pelos próprios diretores, que colocaram sua ‘impressão digital’ em cada detalhe. Requinte e bom gosto estão presentes em cada detalhe do hotel. Como empresa, apesar de passados vinte anos, já tínhamos uma história consistente na nossa cidade. Somos herdeiros de 84 anos de atividades comerciais, iniciadas por nossos saudosos pais, Alexandre e Edith Barbur. Eles nos legaram, além de uma base sólida de valores, uma tradição comercial e de trabalho exemplar. Hoje, como empresa familiar que somos, estamos já com a terceira geração participando da administração dos negócios e é com muito orgulho que vemos nossa sucessão garantida. Além da hotelaria, estamos atuando no ramo de administração de bens próprios e construção civil, e, cada filho, Luiz Gustavo, Angeline e Murilo, está à frente de um setor.

O Barbur Plaza Hotel, possui presença marcante no cenário urbano de Ponta Grossa. Essa arquitetura foi inspirada/desenvolvida a partir de qual referencial?
LCB - Para deixar um marco importante da nossa atuação empresarial foi desenvolvido um projeto meticuloso e moderno, onde as linhas arquitetônicas permanecessem sempre harmônicas e atuais, e, como atributo principal seguir uma concepção que privilegiasse a iluminação e ventilação natural em todos os seus espaços, trazendo mais qualidade e bem-estar aos ambientes. Em uma segunda fase, quatro anos após a inauguração, veio a construção da área de lazer, tornando a nossa estrutura a mais completa da região dos Campos Gerais.

A hotelaria é um braço direto ligado ao Turismo. Como o senhor avalia o crescimento do Turismo em Ponta Grossa?
LCB - O crescimento da nossa cidade nos últimos anos foi marcante e o Turismo não ficou atrás. As mudanças ocorridas no Turismo no período pós-pandêmicos alteraram significativamente nosso cenário. Isso se deve ao fato de melhor explorarmos nossos atrativos turísticos, que tiveram importantes investimentos e, consequentemente, melhorias e mais divulgação, e, a nova tendência de Turismo Familiar, a curtas distâncias, de carro e em parques a céu aberto.

Qual a sua satisfação no empreender no segmento da hotelaria?
LCB - Empreender no Turismo é algo muito gratificante, mas não basta apenas abrir as portas. Hoje, em qualquer ramo, mas principalmente para quem recepciona, tem-se que estar bem preparado. Nosso contato com os hóspedes (nossos clientes) é bastante próximo e intenso, e isso requer uma atenção contínua em toda a hospedagem. O cuidado com a estada deve ser metódico, 24 horas por dia, sete dias por semana. A recompensa vem na satisfação do cliente e na experiência positiva que entregamos, e, para isso, são 46 colaboradores diretos e nove terceirizados além dos empregos indiretos.

Quais características fazem a diferença do Barbur Plaza Hotel?
LCB - Além da hospedagem de excelência, uma área de lazer completa e salas de convenções para os mais variados tipos de eventos. Abrangemos um leque bem diversificado de serviços, portanto, a trabalho ou lazer, somos a mais completa opção em hospedagem de Ponta Grossa e região. Para isso, estamos em contínuo aprimoramento de nossos serviços e atualizações de nossas instalações. Já no início de 2024, dando sequência ao nosso retrofit, iniciaremos a ampliação e modernização completa de nossas suítes master e, com certeza, reafirmaremos, mais uma vez, nosso compromisso de encantar nossos hóspedes, oferecendo alto padrão, bom gosto nos detalhes, muito conforto aliado ao melhor da tecnologia.

Para o empresário que está observando o movimento da hotelaria e do Turismo, qual a recomendação o senhor deixa, após 20 anos atuando com o Barbur Plaza?
LCB - O ramo da hotelaria é fascinante, mas também é desafiador. Temos a oportunidade de conviver com pessoas das mais variadas culturas, línguas e tradições. Por outro lado, para cada uma destas diferenças vem junto a responsabilidade de entendê-las, respeitá-las e, principalmente, saber relacionar-se de maneira cordial, hospitaleira e profissional. Outro ponto importante é ter em mente que é uma atividade ininterrupta. Portanto, tem que possuir o perfil que se adapte a essa condição. Sendo assim, o trabalho flui prazerosamente.


| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!